quinta-feira, 13 de novembro de 2014

VISITA TÉCNICA NA ALDEIA GUARANI EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES, RS – BRASIL


A equipe de pesquisadores da URI que fazem parte do Projeto A DINÂMICA SOCIOECONÔMICA E HISTÓRICO-CULTURAL DA EMBLEMÁTICA GASTRONOMIA MISSIONEIRA - RS - BRASIL, do Programa de Pós-Graduação em Mestrado de Gestão Estratégica de Organizações - PPGGEO, realizou uma visita técnica na Aldeia Guarani, em São Miguel das Missões-RS (30/07/2014).

No dia 30 de Julho de 2014 foi realizado uma visita técnica pelo projeto de GT- Gastronomia na Aldeia indígena Coenjiu da reserva indígena Inhacapetum, localizada em São Miguel das Missões.
Na visita foi conversado com a senhora índia Cipriana Almeida, a qual não compreende português, assim, a conversa foi traduzida pelo índio Nicanor Benitis, agente de saúde da aldeia.
Um dos primeiros relatos da senhora Cipriana foi que, antigamente, nas visitas recebidas reuniam-se em um círculo onde sentavam-se em folhas de coqueiro, pois não possuíam cadeiras. À eles eram oferecidos suco de coco batido no pilão de acordo com a figura 1, e carne de caça cozida em água, sem utilização de quaisquer temperos inclusive o sal.
Equipe do Projeto entrevistando o índio Nicanor e a Índia Cipriana.

Índia Guarani

Equipe do Projeto entrevistando o índio Nicanor e a Índia Cipriana.
Oca construída pelos Índios Guaranis

Alguns dos costumes da aldeia citados por Nicanor e a senhora Cipriana:
ü  Não consumiam carne de pato e porco, pois tínham a crença de que essas carnes provocavam ataques cardíacos. Atualmente consomem a carne de porco.
ü  Antigamente as verduras não eram consumidas. O consumo destas foi introduzida pelos brancos através da escola que se localiza dentro da aldeia.
ü  O preparo da maioria das carnes e outros alimentos é, em sua maioria, cozida em água sem sal sobre a fogueira.
ü  O primeiro alimento dado às crianças além do leite é no período de 8 meses a 1,5 ano onde a sopa de arroz é incrementada.
ü  Fazem uso do cachimbo para espantar maus espíritos, ou seja, queimam fumo preto nele a fim de provocar uma fumaça.
ü  Utilizam “pipi” para a tosse. O “pipi”, em português, é a folha de guabiroba.
ü  É costume na aldeia tomar chá no período da noite e, pela manhã o chimarrão.
ü  A mãe após o parto não pode comer carne durante 30 dias.
ü  Plantam abóbora e feijão em setembro; o feijão é parecido com o feijão carioca.
ü  Milho verde é colocado na brasa com casca; o milho verde também é consumido na sopa. O milho seco é batido no pilão até virar farofa e assim o consumiam. Outro prato com milho seco é o “kavi” onde o milho é fervido em água e bebido frio no dia seguinte.
ü  Consomem batata doce. Atualmente compram frango para o consumo.




Nenhum comentário :

Postar um comentário