terça-feira, 2 de setembro de 2014

VISITA TÉCNICA NA LINHA BOM ASILO, MUNICIPIO DE GUARANI DAS MISSÕES - RS, BRASIL - COZINHA SEPARADA DA CASA

VISITA TÉCNICA NA LINHA BOM ASILO, MUNICIPIO DE GUARANI DAS MISSÕES - RS, BRASIL - COZINHA SEPARADA DA CASA

A equipe de pesquisadores da URI que faz parte do Projeto A DINÂMICA SOCIOECONÔMICA E HISTÓRICO-CULTURAL DA EMBLEMÁTICA GASTRONOMIA MISSIONEIRA - RS - BRASIL, coordenado pela Profª Drª Rut Friedrich Marquetto, 
do Programa de Pós-Graduação em Mestrado de Gestão Estratégica de Organizações - PPGGEO, financiado pela FAPERGS, realizou uma visita técnica no mês de junho de 2014, na linha Bom Asilo, no município de Guarani das Missões-RS. 

          Durante as visitas identificaram-se algumas cozinhas que são separadas das demais repartições da casa e conservam costumes de antepassados. A figura 1, na parte da casa pintada em amarelo, fica os cômodos (sala e quartos) cuja construção foi em 1961, realizada pelos primeiros moradores:Francisca Polaczinski Karas e Boleslau Karas. Separada por uma área livre e coberta, à direita, registra parte da atual cozinha e do banheiro, construída em 1957. 


FIGURA 1: Casa separada da cozinha onde estão presentes: descendentes polonêses de Guarani das Missões, moradores dessa residência; pesquisador do projeto, Prof. Dr. Noli Hahn (URI- Santo Ângelo).
Fonte: Projeto de Gastronomia do Programa de Pós-Graduação de Mestrado de Gestão Estratégica de Organizações (PPGGEO), financiado pela FAPERGS (junho 2014).


Este estilo era para evitar que, em caso de incêndios provocados por faíscas das brasas que saltam do fogão à lenha, queimasse a casa em sua totalidade. Como esse tipo de construção era feito em madeira, as chamas se alastravam rapidamente sobre este material. Por isso, o piso que sustentava o fogão era de tijolos e/ou cimento e a cozinha separada do restante da casa.
A cozinha era o lugar mais frequentado no dia a dia dessas pessoas, além de ser o ambiente para o preparo das refeições, era lugar, também, para receber visitas, pois muitas residências não continham em suas divisões salas de estar. Porém, o fogão à lenha não podia faltar uma vez que é um equipamento de cocção, de aquecimento em períodos frios, utilizado para secar roupas – geralmente com um fio de nylon suspenso entre as paredes de madeira e perto do fogão onde podiam pendurar panos de louças e de chão, vestimentas e calçados. 
Pesquisadores presentes nesta visita: Profª Drª Rut Marquetto, Profº Drº Noli Hahn, e as bolsistas acadêmicas Francieli Kowalski - Administração e Keli Hahn - Engenharia Civil

Nenhum comentário :

Postar um comentário